Projeto Transformar
Transformar atitudes, transformar o mundo.
Projeto Transformar
Transformar atitudes, transformar o mundo.
1 gota de óleo contamina 1000 litros de água!
Iniciado em 2009 o projeto busca conscientizar a população quanto aos impactos causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto do óleo de cozinha e como é possível minimizá-los dando o destino correto ao óleo de cozinha usado.
Dentro do cronograma do projeto Transformar foram realizadas inúmeras ações de conscientização, dentre as quais destacam-se: palestras educativas, distribuição de folders explicativos, reuniões para ensinar a confeccionar o sabão e outras ações envolvendo alunos e professores da rede municipal e estadual de ensino do município. Participaram alunos do ensino fundamental e médio, com distribuição de cartilhas, folders e vídeo explicativo.
A mesma ação foi estendida para Clubes de Mães, grupos de idosos, comércio e bairros da cidade de Xaxim. O retorno deste trabalho foi percebido no volume significativo de óleo que foi coletado, ultrapassando os 15 mil litros apenas no movimento inicial. Como a campanha é permanente, a coleta continua sendo realizada uma vez por mês, totalizando em torno de mil litros /mês de óleo usado que, sendo transformado em sabão, deixa de ser descartado no meio ambiente.
O projeto também auxilia as empresas no cumprimento da Lei Legislativa 3992/2014, que dispõe sobre a proibição do descarte de óleo vegetal ou mineral na rede de esgoto ou junto ao meio ambiente no município de Xaxim.
Projeto Transformar nas Estradas
Também está em andamento uma extensão do projeto, que leva a conscientização para as estradas – o Transformar nas Estradas – que envolve inicialmente empresas de transporte do município de Xaxim e seus colaboradores. A empresa participante recebe o coletor e os motoristas que colaborarem recolhendo o óleo usado por eles no preparo dos alimentos durante as viagens e também na residência, além de estarem preservando o meio ambiente, recebem uma barra de sabão a cada 5 litros de óleo entregue.
Toda orientação sobre a coleta consta em um vira mate confeccionado pela AUM que é fornecido gratuitamente para os participantes. As transportadoras parceiras além de auxiliarem no propósito de preservação, ajudam na manutenção dos trabalhos da ONG, adquirindo o sabão que é repassado aos colaboradores.
O óleo “usado” é transformado em sabão sendo que desde o início do projeto já foram produzidas aproximadamente 10 mil unidades/barras. O sabão é comercializado e parte do lucro fica com a ONG para manutenção do projeto. O restante, em torno de 40% do valor arrecadado, é dividido entre as participantes.
As voluntárias da ONG AUM também participam de eventos locais e regionais, divulgando o projeto para que cada vez mais pessoas da comunidade possam conhecer, participar e contribuir.
Parcerias
Durante todo o processo de desenvolvimento do Transformar a AUM contou com parcerias importantes, que ajudaram nas fases iniciais e algumas que seguem até hoje, participando direta ou indiretamente para manutenção e divulgação das atividades desenvolvidas – Celer Faculdades, Prefeitura Municipal de Xaxim, através da Secretaria de Meio Ambiente, Fórum da Comarca de Xaxim, Aciax, Atrax, Apae, Rádio Cultura e imprensa de forma geral.
Voluntários e voluntárias da sociedade em geral e todos que contribuem coletando o óleo e deixando nos pontos. Os Escoteiros de Xaxim e Coronel Freitas, várias entidades e empresas também tiveram participação importante na divulgação e auxiliaram inicialmente na coleta do óleo.
Clubes de Serviço também apoiaram o projeto, o Lions Club de Xaxim repassou, em 2017, dez mil reais para investimento na construção da sede. O Rotary também repassou no mesmo ano, um mil e quinhentos reais para a mesma finalidade.
O que oferecemos:
- Palestras e oficinas com escolas, comunidades, empresas e grupos diversos
- Coleta mensal de óleo de cozinha usado (cerca de 1.000 litros/mês!)
- Produção artesanal de sabão ecológico
- Ações com empresas de transporte (Transformar nas Estradas)
- Apoio a políticas públicas e cumprimento da legislação ambiental
Resultados que falam por si
Litros de óleo
coletados na fase inicial
Barras de sabão
produzidas
Quem já conhece
“Eu gosto muito de participar do projeto, além de aprender a fazer o sabão a gente faz amizade, se distrai um pouco e ainda ajuda na manutenção da casa com o dinheirinho da venda.”
Ana Maria Fransozi Carneiro
48 anos
“É muito bom de fazer parte desse projeto. A gente aprende muita coisa boa lá e é um momento diferente, não é só fazer sabão, é um lazer também pra gente. Também vendo o sabão e ganho meu dinheiro, ajuda muito.”
Nelci de Oliveira
54 anos
“Eu adoro participar porque a gente conhece pessoas diferentes, troca experiências e aprende coisas novas. Já estou sentindo falta agora na pandemia. Pra mim é um dia diferente, muito bom.”
Cristiane Soares
32 anos