Danças Circulares
Unindo passos, despertando corações.
Danças Circulares
Unindo passos, despertando corações.
A dança é a língua do amor, da arte e do talento.
Projeto iniciado em 2008 pela AUM, as Danças Circulares têm sido historicamente utilizadas por diversos povos para celebrar a vida em todas as suas fases – nascimento, casamento, morte, plantio, colheita, mudança das estações, e assim por diante.
A grande adesão das pessoas às Danças Circulares passou a se dar pela simplicidade dos movimentos, que são feitos em grupo e respeitam o espaço e o tempo de cada um. Durante a dança é perceptível a harmonização entre corpo, mente e coração.
As Danças Circulares promovem uma rápida integração de grupos, reflexões sobre o trabalho em equipe, compreensão sobre conflitos, o despertar da criatividade, a integração dos hemisférios cerebrais, a ativação corporal, meditação dinâmica, conexão com seu Eu superior e integração cultural.
Segundo as participantes, “a dança oferece uma experiência de pertencimento, acolhimento, conexão consigo e com o grupo, alegria e plenitude”.
A ONG AUM participa de vários eventos em Xaxim e na região com apresentação, divulgando as danças circulares e compartilhando seus benefícios. Exemplos recentes são as participações no Encontro de Mulheres que aconteceu no Centro de Eventos de Xaxim e reuniu cerca de 300 mulheres; os eventos realizados pelo Conselho da Mulher, cujo seminário reuniu cerca de 250 mulheres e o Encontro Estadual das Mulheres Campesinas, em Xanxerê com mais de duas mil mulheres envolvidas.
O projeto já obteve apoio de órgãos da cultura estadual, através da Lei Rouanet em 2012/2013 para confecção do livreto sobre as danças circulares que foi distribuído para as participantes.
Fairy Dance – Hans Zatzka (1859)
Círculo de Mulheres
O Círculo de Mulheres, é um projeto sociocultural inspirado no amor, na arte e no despertar de talentos. Nos encontros que ocorrem uma vez por mês, as mulheres vivenciam a beleza de estarem juntas, celebrando a vida com cantos, danças e atividades que estimulam a união através das diversas formas de arte.
O Grupo de mulheres de Xaxim iniciou os trabalhos juntamente com a primeira turma de formação em danças circulres, iniciada em 01/08/2012 e finalizada em julho de 2013. Foram 10 meses de formação cultural gratuita em danças circulares, com duas turmas que se reuniam duas vezes por semana, nas terças e quintas.
O Projeto contou com o apoio do PRONAC (Programa Nacional de Apoio a Cultura) – Ministério da Cultura, ATRAX, Secretaria Municipal de Educação de Xaxim e das seguintes empresas:
Transportes Cordenonsi, Super Santa Marta, Ludovico J Tozzo e Auto Posto Jumbo, de Faxinal dos Guedes.
Dentro do projeto Dança e Cultura no Círculo da Vida, que contou com a parceria do Ministério Estadual da Cultura – FUNCULTURAL, foram desenvolvidas muitas oficinas, incluindo aulas teóricas e práticas ministradas pelas facilitadoras, Rosa Cristina Bolzani e Silvia Z. Baratto, para diversos grupos, de diferentes faixas etárias – Clubes de Mães de bairros da cidade de Xaxim e comunidades do interior; Professores aposentados; Professores da rede municipal de Xaxim; Colaboradores da Aurora Alimentos; Idosos; Pacientes do CAPS, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Mulheres Campesinas, encontros na Praça Frei Bruno, entre outros.
A segunda turma iniciou em 01/05/2014 e seguiu até 29/01/2015 – Foram oito meses de curso, envolvendo 150 mulheres e mais 300 horas de danças envolvendo a comunidade em geral.
Nesta fase ONG recebeu o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes – SEITEC.
O que oferecemos:
- Encontros regulares com danças e vivências
- Oficinas culturais e formações gratuitas
- Participações em eventos locais e regionais
- Círculo de Mulheres: um espaço de acolhimento, arte e partilha
Benefícios percebidos
Promoção da autoestima e do autoconhecimento
Fortalecimento do senso de pertencimento
Estímulo à cooperação, empatia e alegria
Integração de diferentes gerações, saberes e culturas
Nossos resultados
A dança oferece uma experiência de pertencimento, acolhimento, alegria e conexão com o grupo.
Participante do Círculo de Mulheres
Em cada encontro, uma cura acontece — no corpo, na alma e no coração.
Facilitadora voluntária
Cultura e história em movimento
Através de parcerias com o Ministério da Cultura, Secretarias Municipais, empresas e entidades locais, o projeto já promoveu:
- 10 meses de formação gratuita para 150 mulheres
- Mais de 300 horas de danças em oficinas e eventos
- Publicação de materiais culturais sobre as Danças Circulares
- Apresentações em encontros com centenas de participantes, como o Encontro Estadual das Mulheres Campesinas (mais de 2 mil mulheres)
Conecte-se ao círculo
Quer participar, apoiar ou levar o projeto para sua comunidade?