Educação Ambiental
Cultivar consciência é cuidar do futuro.
Educação Ambiental
Cultivar consciência é cuidar do futuro.
A educação ambiental é o caminho para a sustentabilidade!
A educação ambiental sob o ponto de vista da sustentabilidade é crucial quando pensamos nos caminhos possíveis para enfrentamento dos riscos globais, o que exige profundas mudanças em nosso estilo de vida, pensamento, formas de produção e consumo. Tudo começa pela conscientização e foi com este objetivo que a AUM iniciou o projeto de educação ambiental e sustentabilidade.
Projeto desenvolvido em 2013/2014, através de instrumento de Transferência: Subvenção Social (Fundo de Desenvolvimento Social), voltado inicialmente para as mulheres agricultoras e moradoras dos bairros de Xaxim, iniciou com palestra que aconteceu na sede da ATRAX, onde cada participante colaborou com um quilo de alimento, posteriormente doado para famílias carentes.
Foram inicialmente 30 mulheres que se encontravam uma vez por semana, durante um ano, participando de oficinas de capacitação, totalizando 8 horas semanais com atividades diversas, sendo: práticas de culinária, organização, hábitos e valores sustentáveis, intercâmbio de experiências e reflexão conjunta e também aulas práticas – visita ao viveiro da Sra. Lourdes Bodanese, resgate das sementes crioulas e também na finalização a oficina Agricuca e dicas de saúde ambiental, com a bióloga e educadora,
Denise Moreira Machado Winter, visando a máxima utilização dos alimentos em sintonia com as suas propriedades, em busca da segurança alimentar e da saúde integral. O evento final reuniu cerca de 40 mulheres de diferentes segmentos sociais, com ênfase para as agricultoras familiares.
O evento foi encerrado com confraternização, quando foram servidos pratos variados com alimentos saudáveis, preparados pelas participantes e contou com o apoio do Lions Clube de Xaxim e da Transportes Cordenonsi.
Lembrando que, também neste projeto, cada uma das participantes se torna uma semeadora dos conhecimentos adquiridos, utilizando-os na sua casa e repassando aos familiares e amigos a experiência adquirida. Assim, o projeto é ampliado para várias comunidades que trocam experiências e incentivam a manutenção de culturas próprias para uma alimentação mais saudável e também a preservação do meio ambiente, reduzindo o uso de agrotóxicos e outras ações prejudiciais à qualidade de vida.
O projeto segue com a implantação da oficina de Hortas, iniciado na sede da AUM, onde os canteiros são preparados e cultivados pelas próprias participantes, que dividirão a colheita.
O que oferecemos:
- Oficinas práticas e vivências com foco em sustentabilidade
- Aulas sobre alimentação saudável, segurança alimentar e saúde ambiental
- Resgate de saberes tradicionais e cultivo de hortas comunitárias
- Ações voltadas à redução de desperdícios e uso de agrotóxicos
- Encontros de trocas de experiências entre mulheres, agricultoras e comunidades
Nossos resultados
Aprender a cultivar, reaproveitar alimentos e respeitar a natureza transformou a minha relação com a comida, com a terra e com a minha família.
Participante da Oficina
É muito prazeroso comer algo plantando por nossas mãos, alem de sabermos a procedência, é muito mais saboroso.
Participante da Oficina
Uma semente que se espalha
Os participantes se tornam multiplicadores do que aprendem, levando para seus lares e comunidades práticas mais saudáveis e sustentáveis. O impacto é ampliado de forma natural, criando redes de cuidado, autonomia e respeito pela natureza.
Vamos juntos?
Quer participar, apoiar ou levar a oficina de hortas para seu bairro ou escola?